Bento Gonçalves - DMT amplia quadro de agentes de trânsito a partir de junho


Música - 19/05/2006

O Departamento Municipal de Trânsito de Bento Gonçalves (DMT), vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos (Semtesp) receberá nos próximos dias nove agentes de trânsito. Com a contratação do novo grupo o DMT passa a ter 30 agentes atuando em operações de fiscalização, monitoramento de trânsito e conscientização de motoristas e pedestres.

Os novos agentes foram aprovados em concurso público e devem ser chamados nesta semana pela Secretaria Municipal da Administração. Eles serão integrados ao quadro no próximo dia 1º de junho, mas antes de poderem atuar nas ruas passarão por um curso de formação e treinamento de 330 horas / aula.

“Faremos um intensivo com estes novos agentes para que eles possam em um prazo de um a dois meses estarem atuando nas atividades. Entretanto, mesmo após o curso de formação os integrantes serão submetidos a um estágio monitorado para que tenham condições de atuar de maneira correta”, explica o Diretor do DMT Odair Zeni. 

O acréscimo no número de profissionais deve proporcionar um trabalho mais direcionado e incisivo. “Teremos um aumento na capacidade de atuar nas áreas de fiscalização e operação, além de podermos concentrar profissionais em cada vez mais áreas de maior conflito no que diz respeito à circulação de veículos e pedestres e intensificar as operações de conscientização de motoristas e pedestres”, estima Zeni.

Quadro atual

O DMT possui hoje 21 agentes em seu quadro funcional, todos admitidos através de concurso público. São 17 homens e quatro mulheres na faixa etária dos 23 aos 47 anos que possuem no mínimo Ensino Médio, sendo sete deles com formação superior. Os agentes operam em média 18 horas por dia, 365 dias do ano (incluindo sábados, domingos e feriados).

O DMT foi criado em 23 de dezembro de 1998 através da Lei Municipal N° 2.771, que criou a Secretaria Municipal de Transportes e Serviços Públicos, atendendo a norma Federal instituída pela Lei Federal N° 9.503 de 23 de setembro de 1997 (Código de Trânsito Brasileiro). As atribuições do DMT estão definidas na Lei Federal 9.503 em seu artigo 24, que trata da competência dos órgãos executivos de trânsito dos municípios no âmbito de sua circunscrição. Entre as principais funções do órgão estão o desenvolvimento de campanhas permanentes de educação, orientação e conscientização por um trânsito mais seguro, a realização de operações de fiscalização em conjunto com a Brigada Militar e o apoio e controle do tráfego nas escolas e em eventos públicos e privados. Entre as atribuições do DMT também estão a fiscalização e controle na execução de obras públicas e privadas que envolvem a intervenção nas vias públicas, a fiscalização permanente do trânsito urbano e o serviço de escolta e acompanhamento em atividades públicas e privadas, bem como no deslocamento de cargas super dimensionadas.


[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Bento Gonçalves]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.