SME de Venâncio Aires busca valorização do livro e da leitura através do teatro

Através do teatro Papelito, o objetivo é incentivar a boa leitura nas escolas da zona rural


Venâncio Aires - 31/07/2013
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Um projeto inédito nas escolas do município de Venâncio Aires começa a ser colocado em prática através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (SME) e o diretor e ator venâncio-airense Sérgio Rosa. O projeto sociocultural 'Leitura em cena, a arte da leitura no interior de Venâncio Aires’ visa a levar às escolas da zona rural do município a peça teatral Papelito em busca de uma boa leitura.
Na tarde desta terça-feira, Rosa fez um breve resumo à secretária de Educação do município, Rosange Lehmen de Moraes, a respeito da peça, ressaltando a importância da leitura, principalmente às crianças. As apresentações serão de forma voluntária e a Prefeitura vai disponibilizar o transporte aos educandários do interior, distribuídas em diferentes distritos. “Agradecemos à generosidade e atitude do Sérgio, que vai oportunizar a esses alunos do jardim ao ensino fundamental conhecimento, tanto do mundo real quanto imaginário”, salientou a secretária Rosange.
A intenção é levar o teatro às 23 escolas do interior, sendo 18 delas multisseriadas, ou seja, com um professor. Sérgio Rosa destaca que este projeto tem a missão de resgatar por parte dos estudantes o interesse pela leitura e a valorização do livro. “Ao mesmo tempo é uma forma de fomentar a cultura dentro das escolas do interior, pois esse é um público muitas vezes carente de cultura”, frisa Rosa. Ele acrescenta que a peça está sendo divulgada e apresentada em várias escolas do Estado.
A Secretaria de Educação de Venâncio Aires divulgou o cronograma das apresentações sempre às quintas-feiras. No próximo dia 8 de agosto as Escolas Municipais de Ensino Fundamental Alcebíades Moreira, de Linha Alto Paredão, João Cândido de Moura, Linha Marmeleiro e Osvaldo Cruz, de Linha Cachoeira, recebem a peça teatral.
Rosa conclui que durante a realização do projeto serão sorteadas entre a plateia camisetas idealizadas pela artista Joana Heck e patrocinadas pela IMX Sport. O projeto conta com o apoio cultural da SIR Informática, Relojoaria Schedler, Clínica Naturais Sanus e Ótica Lauro. A Secretaria Municipal de Educação é responsável pelo o transporte e elo cronograma de apresentação nas escolas.

Peça papelito, em busca da boa leitura:

É um desempenho teatral interativo, didático, lúdico, com músicas, contação de história, teatro e poesia. Tem como propósito resgatar nas pessoas a valorização do livro e da leitura. A  produção é de 2012 com texto, direção e atuação do venâncio-airense Sérgio Rosa. A apresentação tem 40 minutos e é voltada para todos os públicos. 

[Fonte:   Assessoria de Imprensa Prefeitura de Venâncio Aires]
Clique aqui para comentar
Para comentar, você deve estar conectado à uma dessas contas:



Comentários
Os comentários não representam a opinião do Grupo Redesul. A responsabilidade é do autor da mensagem.